quinta-feira, 14 de abril de 2011

A vida de um caipira - Texto de Jacir

  Eu sou Bernabé, nasci na roça, lá eu morava co meu pai, minha mãe e meus doi irmão.
  Nói era pobrezinho, as veiz até fartava o que cume, mas de um tempo pra cá, nóis foi se ajeitando, eu e meus irmão começô a trabaia e nói começô a ganhá dinhero. Aí fui cresceno assim numa vidinha pobre, mai que dava pá cume.
 Hoje sô grande, trabaio na lavora de café e tenho minha própria roça onde eu moro.Cuido dos boi, das vaca, da égua e do cavalo.Vô todo meis fazê compra ca minha veia brasia.
 Não sô casado,tamem não queria sê, não tenho fio que, graças a Deus, nunca queria tê. Mai já namorei uma bela muié, bunita pa chuchu, seu nome era Dorilene. Mai depoi de um tempo, não gostei mai dela, porque ela começô a fica chata e daí nói terminô.
Meus pai já faleceu tudo, que Deus os tenha! Meus irmão são grande advogado, que trabaiam em Los Angele, aqueles pão duro, sem-vergonha não manda nada pra mim, nem 1.000.000 de real. Tadinho de eu que tenho de fazê tudo sozinho.
 Acima de tudo gosto de morar na roça, pois eu nasci aqui, cresci aqui, namorei aqui, e agora aqui e tamém tenho minha própria roça, e se eu muda eu vô te que vende ela e daí vô perde meu boi, vaca, égua e cavalo. Tadinho deles e tamem sem eles eu nao vô ter lucro, vô ficar sem leite pra vendê.   
 Sempre gostei da roça. Se eu muda eu vô sê mendigo, tenho que aqui mora até morre e passa pro meu sobrinho, pois fio num vô tê. É assim que eu vivi, cresci e assim tamém vô morre.

Proposta de Redação: Se colocar no lugar de uma pessoa, contando a história de vida em primeira pessoa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário