quinta-feira, 14 de abril de 2011

Carta - Texto de Leticia Milena Lopes dos Santos

Pará,18 de março de 2011
                      Cara Dilma Rouseff,
Meu nome é Gabriela, sou uma castanheira e estou lhe mandando está carta, porque estou precisando de ajuda, pois estou ameaçada de extinção.
Sou uma árvore alta,bela, e forte. Todas as minhas amigas já se foram e fizeram delas barragens e estradas.
Pense que absurdo: elas poderiam viver 500 anos e viveram apenas 100?! Elas estavam começando a vida, mal começaram a produzir frutos... Além disso nosso fruto demora mais de um ano para amadurecer, por isso é muito difícil de espalhar as sementes e assim, dar origem a novas árvores da nossa espécie.
O que me assusta nisso tudo é que os lenhadores estão se aproximando daqui onde estou e, como sou alta, posso ver o sofrimento de minhas amigas na hora da morte de longe a quilômetros de distância.
Sei que estou condenada à morte, mas sei tanbém que,através dessa carta,poderei salvar muitas iguais a mim !
Peço que nos ajude a acabar com essa matança de árvores, você é nossa única esperança.
Espero que acredite nesta carta.

Com muita esperança,
                                                                                                                                        Gabriela Castanheira
 
Proposta de Redação: Escrever uma carta, imaginando ser uma árvore em uma floresta, explicando para alguém porque é importante proteger as florestas. (Correios)

Um comentário: