quinta-feira, 9 de junho de 2011

"Bregnam" O homem do fogo e do ar. - Texto de Jacir Aparecido da Cruz.

    Há um tempo  na Inglaterra havia uma família que tinha um filho, mas essa família não era normal, seu pai tinha poder de fogo e a mãe poder do ar. O nome do pai era Bretnam e a mãe era a Egnam, então resolveram dar o nome ao filho de Bregnam.
   Um dia, um ser malvado chamado Indcare, o homem do terremoto e do terror, veio para destruir Betnam e Egnam.
 Eles ficaram sabendo do terror  e partiram em busca desse vilão, antes que ele chegasse à cidade. Deixaram Bregnam com uma mulher conhecida e de confiança.
   Encontrando Indcase começou a batalha. Foi a luta da história, a cidade que eles o encontraram ficou toda destruída, e os heróis acabados.
   Indicare disse :
  - Estou cansado, mas qualquer dia eu vou voltar!
    Os heróis, já cansandos, voltaram para a cidade e, no mesmo instante, foram internados. A mulher que cuidava do bebê foi logo para o hospital para saber as notícias , e o médico apareceu dizendo:
  - Fizemos tudo o que foi possível,mas ...seus ferimentos foram muitos profundos e...e...sinto muito...
   A mulher foi embora chorando, pensando no destino do menino. "Como eu irei cuidar do menino? Como vai ser o futuro sem pais?"
  O menino crescia, e aos 6 anos de idade, começou a ter poderes estranhos, como: quando espirrava, saia fogo pela boca; e, quando batia palmas, tudo o que estava ao seu redor voava. 
    Então perguntou à mulher que o tratava:
     - Quem são meus verdadeiros pais?
     - Bem, seus pais eram super heróis, um com poder do fogo e outro com o poder do ar. Seus nomes eram Bretnam e Egnam que lutavam para combater o mal. Um dia apareceu Indcare, o homem do terremoto e do terror,  e os matou, e também disse que um dia ia voltar.
   Ao passo que o menino crescia, ia aprendo a dominar seus poderes, e cada treinamento o deixava mais forte e mais habilidoso.
   Aos 18 anos estava pronto, formado na escola. Enfim estava pronto para encarar Indcare, estava esperando sua volta, queria se vingar, sentir o gosto da vingança.
  Bregnam ficou esperando dias, semanas e até mesmo passou  noites sem dormir, esperando aquele que matara  seus pais. Esperou,esperou até achou que Indicare não viria .
  Numa certa noite,  às 00h00 eis que Indicare surgiu e disse :
  - Você quer me desafiar ?
 - Sim, com muita vingança.
 - Te dou 48horas para treinar.
 - Não. É agora...
   Começaram a batalha, e o vilão desviava facilmente dos golpes do novo herói. Bregnam ficou fraco, e Indicare disse:
 - Está muito fraco. Vou dar uma semana e me encontre no deserto!
    Bregnam foi treinando, descobrindo e aperfeiçoando poderes, descobriu que podia soltar fogo pela mão, não só pela boca, e que podia voar e se proteger com o fogo. 
   Uma semana se passou e chegou o momento combinado.
 Eles estavam  cara a cara e Indicare disse :
 - Você criou coragem ?
 - Sim! Venha com tudo!
 A luta começou. Bregnam soltou fogo pela mão, o vilão desviou facilmente, mas ele reagiu e já soltou fogo pela boca e o atingiu.
 - Me acertou! Já ia estar mais forte, Bregman
 - Percebeu? Então tome isso!
   Ele atacou Indicare com força e raça, e o vilão ficou nervoso e o atacou, sendo revidado pelo filho dos grandes heróis.
   Os dois já estavam exaustos, cansados, até que o homem sem piedade  atacou com seu terrível tremor, mas o corajoso herói fez do fogo uma barreira que acabou atingindo o inimigo, que lhe disse:
 - Por favor tenha piedade. Não me mate !
 - Você não merece viver!
E Bregnam deu o golpe do dragão, fervendo em chamas, matou Indicare.
  Ele voltou para a cidade exausto, mas conseguiu, matou o vilão, o assassino e o levou nas costas para todos o verem, para todos perceberem que ele era o herói, o salvador, pois seus pais morreram com ele, então sua vingança foi realizada.
   Ele foi para o hospital, pois seus ferimentos tinham sido graves, mas não corria nenhum risco de morte.
   Todos ficaram bem, a cidade finalmente teve paz, a paz tão desejada e merecida com o herói BREGNAM.

Proposta de Redação: Criação de um herói, trabalhando as partes da narrativa: introdução, conflito, clímax e desfecho. 

Meu amigo Jacir - texto de Bruno José de Souza

Sempre há alguém que nos fascina pelo seu modo de ser, de agir ou pela forma com que se apresenta diante de nós. Há características que são marcantes traços únicos que fazem desta uma pessoa especial.
Chama-se Jacir, uma pessoa muito legal, mas, de vez em quando, tenta ser engraçado e não consegue.
Uma pessoa que muitos dizem que é fofinho,outros já dizem que é chato. Jacir é bobinho,mas tem o seu modo de viver com seus irmãos e pais. Joga futebol muito mal,mas toca violão muito bem .
Jacir tem 13 anos, e o que ele mais gosta de fazer é desenhar, principalmente na escola onde estuda, e além disso, vai muito bem nas provas.
Na Educação Física, muitos o chingam, porque não toca a bola e quanto ele toca na bola os outros tiram a bola do pé dele.
A matéria preferida de Jacir é Artes, é quando ele faz o que mais gosta de fazer: "desenhar".
Jacir tem 2 irmãos: um mais velho e um mais novo. Ele convive com seus irmãos e pais em uma casa no Magiole, trabalha 5 horas por dia para o amigo de seu pai. 
É um moleque muito gente boa,eu acho ele legal .Esse é meu amigo JACIR.


Proposta de Redação: Descrição de uma pessoa especial.

Do Tráfico ao Amor (Aline Almeida De Oliveira)

      Kátia é amiga de Julie, ela sempre foi uma garota sossegada, não arranjava brigas e era amiga de todos.Até que um dia Julie chegou até Kátia e lhe disse :
   _Kátia, tenho um problema.
   _Pode me dizer, como sua melhor amiga, você pode confiar em mim.
   _Alguns meses atrás andei mexendo com tráfico de armas e drogas, e acho que agora a polícia está atrás de mim. O que eu faço ?
   _Deixe comigo , eu vou tentar te ajudar .
     Kátia sabia a quem recorrer, a sua amiga Marina, que é filha de um policial chamado Gregory Monterreis. Ela foi até a casa de Marina e começou a conversar, mas, bem nessa hora, o pai dela passou em frente à porta e ouviu toda conversa. 
     Gregory entrou no quarto dizendo que queria saber quem ela era. Marina sabia que não devia mentir ao pai, e contou toda a verdade.
      Ele foi até a delegacia , pesquisou o nome dela e encontrou: Julie Mentes de 28 anos, já tinha sido presa por 3 noites até alguém pagar a fiança. Ele entregou a foto dela para vários policiais  que começaram uma procura estressante atrás dela .
      Kátia saiu e foi até onde Julie estava, mas não sabia que Gregory estava atrás dela. Quando Kátia chegou, ele apareceu. Ao olhar, Julie cara a cara se apaixonou sem nenhuma explicaçã . Ele nunca tinha se sentido assim, foi amor à primeira vista.
      Gregory pensou e não queria que ela ficasse na cadeia, então decidiu fugir para que Julie não fosse presa .
      Quando a polícia ficou sabendo do que estava para acontecer, começou a agir. Eles foram a vários lugares onde Gregory foi, mas não os encontraram. Ele sabia que isso ia acontecer e fugiu da cidade, foi para SÃO PAULO, em sua casa no interior e lá os dois ficaram escondidos.
      Com a calma da noite , aproveitaram para se conhecerem  melhor  e viver um noite de amor .
       Mas o que ele não sabia é que a polícia tinha o  número do seu GPS e conseguiu localizá-lo. Foram até a casa de campo de Gregory .
       Quando chegaram lá , ele estava os esperando, e dentro da casa começaram a atirar. Os policias, sem  outra escolha, começaram a atirar também. Quando os policiais perceberam que os tiros de dentro da casa pararam, entraram. 
       Ao chegarem no 2º andar, entraram no quarto e lá estava Julie  em frente à porta, segurando uma arma. Sem demora, ela atirou, e os policiais também. Rapidamente Gregory entrou na frente e levou vários tiros.
       Os dois estavam bem feridos , e um disse ao outro:
    _ Gregory , mesmo não  vivendo muito tempo com você , quero te dizer "TE AMO " .
     _ Sinto a mesma coisa por você , meu amor .
        Essas foram as últimas palavras dos dois , um amor de pouco tempo, mas que duraria a eternidade.

Proposta de Redação: Criar uma situação problemática em que uma pessoa A conta seu segredo a uma pessoa B e esta conta para uma terceira pessoa. As duas personagens podem ajudar ou prejudicar. O aluno deve trabalhar o Dircurso direto e indireto nesta produção textual.