terça-feira, 17 de maio de 2011

A Importância da Escrita - Texto de Kaique Viana da Silva

   Além de não gostar de escrever e ainda ter quatro redações para fazer, ainda tenho que falar da importância da escrita, sendo que, na verdade, gostaria mesmo é de estar dormindo ou falando da minha raiva de escrever.
   Porém acho melhor dar o meu braço a torcer e concordar com o tema .
   A escrita é um dos meios de comunicação mais importantes, pois é o registro daquilo que aconteceu, acontece e acontecerá.
   Através da escrita, comunicamos, expressamos o que queremos, pensamos, agimos e sentimos. Porém, para escrever bem é preciso ler bastante e dominar regras ortográficas e gramaticais.
  Além disso muitas profissões necessitam basicamente da escrita: professores, jornalistas, escritores etc.
  Ainda tenho dificuldades em escrever, porém sei da importância da escrita e que vou precisar me dedicar muito para chegar lá.



  Proposta de Redação: A importância da escrita

Zé Pequeno: o novo herói - Texto de Osmar Pinto Cardoso Filho

   MEU NOME É LUCAS, MAIS CONHECIDO COMO ZÉ PEQUENO, TENHO 13 ANOS E ESTOU APEFEIÇOANDO MEUS PODERES. MEU PAI ELE É O MÁXIMO, POIS SALVA TODOS AS PESSOAS DA CIDADE EM BEVERLY HILLS . UM DIA PRETENDO SER COMO ELE, MAS, POR ENQUATO,ESTOU TREINANDO.
   MINHA MÃE É NORMAL, MAS TODO VILÕES TÊM MEDO DELA.
   EU, PARA APREFEIÇOAR TODO MEU PODER, VOU DEMORAR APROXIMADAMENTE UM MÊS .
   MEU PROFESSOR FALA QUE EU SEREI MAIS PODEROSO QUE MEU PAI, POIS MEU ELE SÓ TEM 3 PODERES.O PRIMEIRO PODER É A FORÇA, O SEGUNDO SÃO OS SEUS OLHOS QUE HIPNOTIZAM TODO O VILÃO E  O TERÇEIRO É SUA VOZ MUITO ALTA QUE PODE ESTOURAR OS TÓMPANOS DO INIMIGOS.
   EU JÁ TENHO ESTES TRÊS PODERES, MAS POSSO TER MAIS DOIS: PODERES DO FOGO E DA INVISILIBILIDADE. ESPERO APERFEIÇOA-LOS LOGO, POIS MEU PAI VAI APOSENTAR,E EU VOU ENTRAR NO SEU LUGAR.
   NUMA TARDE, EU ESTAVA VOLTANDO DA ESCOLA, QUANDO EU ESCUTEI DOIS MENINOS CONVERSANDO E ELES FALARAM QUE EU IRIA VER O VILÃO MAIS TEMIDO POR TODOS. TRATA-SE DO LADRÃO MAIS PODEROSO DO MUNDO, E MEU PAIA TERIA  QUE ENFRENTÁ-LO.
   CHEGANDO EM CASA , MINHA MAE VEIO ASUSTADA EM MINHA DIREÇÃO E ME DISSE :
-  FILHO , TIVE UM MAL PRESSENTIMENTO: SEU PAI NÃO VAI CONSEGUIR DERROTAR O VILÃO.
   NESSE MOMENTO TIVE UMA IDEIA E PERGUNTEI PARA A MINHA MÃE SE ELA CONHECIA  ESSE VILÃO, AO QUE ME RESPONDEU QUE ELE SE CHAMAVA JACARÉ E  JÁ HAVIA DERROTADO O MEU AVÔ. E COMPLETOU QUE ESTAVA PREOCUPADA, POIS ELE PODERIA MATAR O MEU PAI.
   EU DISSE QUE ELA NÃO PRESISAVA SE PREOCUPAR, POIS TINHA COMPLETADO MEU 5 PODERES E PODERIA DERROTAR ESSE  VILÃO.
 FUI CORRENDO AO ENCONTRO DE MEU PAI, QUE, SEGUNDO OS PRESSENTIMENTOS DE MINHA MÃE, ESTARIA COM O TEMIDO VILÃO.  EU O ENCONTREI LARGADO NO CHÃO MUITO FERIDO E ELE DISSE:
_ MEU FILHO, A HORA CHEGOU. NÃO AGUENTEI LUTAR MAIS E PRETENDO DAR A CIDADE EM SUAS MÃOS. ESPERO QUE VOCE CUIDE MUITO BEM DELA.
 DEPOIS QUE EU CONVERSEI COM MEU PAI, FUI ATRÁS DO VILAO PARA DERROTÁ-LO. EU O ENCONTREI PERTO DA ESCOLA  E FUI TENTAR, COM O MEU OLHAR,  HIPNOTIZÁ-LO, MAS NÃO DAVA CERTO .
   TENTEI QUASE TODOS OS PODERES, MAS AINDA FALTAVA UM: O DO FOGO. NA HORA EM QUE  EU FUI TENTAR DERROTÁ-LO COM O MEU PODER DO FOGO, MINHA MÃE VEIO ATÉ MEUS PENSAMENTOS E ME DISSE BAIXINHO:
 -FILHO, VOCÊ ESTÁ VENDO UMA BOLINHA VERMELHA NO PEITO DIREITO DELE? TENTE ACERTÁ-LO.
   PENSEI EM USAR OUTROS PODERES: A INVISIBILIDADE E  DO FOGO. FIQUEI INVISÍVEL E COM O MEU PODERES DO FOGO, ACERTEI BEM NO BOLINHA VERNELHA , QUE ESTOUROU E O CORAÇÃO DO GRANDE VILÃO EXPLODIU.
   ASSIM , DERROTEI O FAMOSO JACARÉ .
   ANTES, TODO MUNDO ME CHAMAVA ZÉ PEQUENO AGORA TODOS ME CHAMAM DE SUPER ZÉ .ESTOU NO LUGAR DE MEU PAI E ESTOU COMBATENDO O CRIME EM BERVERLY HILLS, SALVANDO OS INOCENTES.

Proposta de Redação: Criação de um herói, trabalhando as partes da narrativa: introdução, conflito, clímax e desfecho.